Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

A temporada de férias e viagens está chegando e o seu veículo precisa estar preparado para o período super ensolarado do verão. As altas temperaturas e as condições do clima seco, ou as chuvas ocasionais, podem ser prejudiciais para alguns sistemas importantes do seu carro.

Estes fatores podem acabar saindo caro na hora da manutenção e, por esta razão, separamos algumas dicas importantes sobre os cuidados necessários para se ter com o carro durante o verão. Vamos a elas:

1. Proteção exterior

O exterior do carro é a parte que mais fica exposta aos raios solares e, consequentemente, pode ser a parte mais prejudicada. É importante não deixar seu veículo estacionado por muito tempo exposto ao sol.

 Além de danificar sua pintura, essa exposição também pode ser prejudicial aos pneus e pode aumentar a temperatura interna do veículo.

Portanto, se você costuma estacionar seu carro ao ar livre, nesta época é recomendado investir em uma capa para o carro para mantê-lo protegido. Além disso, também é recomendável polir o veículo com cera, a cada 6 meses. Isso ajuda a manter poeiras e sujeiras, assim como os fortes raios UV, para longe do carro.

2. Nível do Líquido de Arrefecimento

É de extrema importância verificar o nível de líquido de arrefecimento, bem como realizar a inspeção do estado das mangueiras e do reservatório. Atente-se aos vazamentos, principalmente nas juntas e em pontos de conexão. Além disso, aperte as mangueiras (quando o motor estiver frio) para ter a certeza de que estão firmes.

Caso o nível esteja abaixo do mínimo recomendado, use o líquido de arrefecimento genuíno para completá-lo. Mas caso seja necessário continuar completando com frequência, é recomendada a procura de uma concessionária autorizada para verificação do sistema.

3. Correias do motor

A correia que passa entre o alternador e vários outros componentes pode se deteriorar, ficar solta ou simplesmente quebrar sem motivo aparente. A correia precisa estar em boas condições e com a qualidade certa de tensão. Caso você perceba que rachaduras ou pequenos pedaços faltando, é hora de substituí-la.

4. Limpadores de vidro

O desgaste dos limpadores criam riscos desagradáveis no para-brisas e podem afetar sua visão enquanto dirige durante uma chuva ocasional durante o verão. Caso as borrachas do limpador estejam ressecadas ou desgastadas, procure uma mecânica de sua confiança para realizar a troca.

5. Sistema de ar-condicionado

Reserve um tempo para a testagem do ar-condicionado em seu veículo, de preferência em um dia que não esteja muito quente. Se o ar que sair da ventilação for predominantemente quente, procure uma concessionária de sua confiança para realizar sua manutenção.

6. Pneus

Dependendo da temperatura externa, os pneus podem perder ou ganhar pressão diariamente. Por esta razão, verifique e monitore a pressão dos pneus regularmente.

Certifique-se de que eles estejam cheios e calibrados antes de pegar a estrada para as férias, pois pneus com baixa pressão tendem a se desgastar rapidamente. Veja qual é a pressão recomendada pela fabricante do veículo no manual do proprietário. 

7. Freios

Outro ponto importante e fundamental de um veículo são os freios. Devido ao trânsito intenso, as longas viagens e as condições de tempo adversas podem acabar prejudicando os seus freios. Caso eles estejam reproduzindo ruídos estranhos ou exigindo uma pressão extra, talvez seja o momento certo para realizar os ajustes necessários em uma mecânica de sua confiança.

8. Óleo e filtro de óleo

As condições de tempo intensas, sejam elas de qualquer tipo, podem exigir mais óleo e mais filtros. Portanto, se sua última troca foi realizada há algum tempo, é importante que você faça isso novamente antes de realizar uma viagem de estrada durante o verão.

O óleo é responsável por manter as peças do motor lubrificadas enquanto o filtro captura os detritos prejudiciais, como sujeiras e fragmentos de metal que conseguiram entrar no sistema.

Um filtro limpo significa mais material coletado e, consequentemente, mais óleo limpo. O óleo mais limpo significa ter um motor mais limpo e eficiente. Por esta razão, a manutenção preventiva é recomendada a cada 1 ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

09. Bateria

As baterias costumam perder mais carga durante o verão. O clima quente pode fazer com que o fluido interno evapore. Para mantê-la com um bom funcionamento recomendamos que a carga da bateria do seu carro seja testada anualmente após os 2 anos de utilização, se você mora em regiões de clima mais quente. Ou após os 3 anos, se você mora em um clima mais frio.

10. Filtros do motor e cabine

Sujeira, poeira e outros contaminantes são os inimigos do seu carro. Eles podem causar uma série de danos para o seu carro, incluindo uma queda de qualidade no ar dentro do veículo. Verifique se os filtros de ar do motor e da cabine estejam limpos e prontos para rodar. 

11. Proteções extras

Para os momentos em que é preciso estacionar o carro ao ar livre, deixando-o exposto ao sol, utilize um protetor solar de para-brisa para proteger o painel contra os raios UV. Considere também cortinas para as janelas laterais e traseiras.

Além de ajudar a aliviar o calor, essas proteções ajudam a evitar que os bancos traseiros e o painel desbotem com o tempo.

12. Escolha um carro bem ventilado

Ter um veículo espaçoso e bem ventilado também é recomendável para quem planeja curtir o verão durante uma viagem de estrada.

Os cuidados para proteger o seu carro do calor intenso no verão são simples, podendo ser realizado pelo próprio motorista. No entanto, é sempre interessante levar o carro até a sua oficina de confiança para realizar uma manutenção geral antes de cair na estrada.

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

Posts recentes

Tags

Arquivos

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre nossas dicas e novidades, se inscreva em nossa lista!



    Eu respeito sua privacidade e apoio as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.