
Se os seus pneus não estiverem em bom estado, toda a segurança do seu veículo fica comprometida, afinal, uma de suas principais funções dos pneus é assegurar a sua dirigibilidade. Recomenda-se que os pneus sejam itens essenciais em um check-up do carro. A recomendação ainda aponta para que o veículo seja levado regularmente para manutenção com profissionais capacitados de sua confiança. Dessa forma, garante-se uma maior durabilidade e segurança para os pneus.
1. Inspeção
A cada 5 mil km rodados, uma inspeção dos pneus deve ser feita. Mas caso tenha ocorrido alguma situação de risco, eles devem ser inspecionados imediatamente após o incidente.
2. Válvulas
A cada troca de pneus é recomendada também a troca das válvulas, pois são submetidas a fortes pressões e se deterioram com o tempo e com a força centrífuga.
3. Sulcos
A instabilidade do veículo é algo primordial para ficar atento. Ela pode estar relacionada aos pneus carecas. É importante checar a profundidade dos sulcos da borracha. Com 1,5 mm, eles já são considerados perigosos para a direção, portanto, devem ser descartados.
4. Calibragem
É muito importante respeitar as regras de cada fabricante. Cada um tem a sua tabela de calibragem adequada para os pneus e, por esta razão, não devem ser calibrados os pneus sem essa informação correta. A calibração incorreta pode desgastar os pneus e aumentar o risco de corte.
5. Sobrecarga
Pneus com sobrecarga de 30% têm, em média, perda de 40% da sua vida útil. Além disso, há o aumento do consumo de combustível e podem ainda prejudicar a suspensão e a segurança do motorista.
6. Estepe
O estepe deve ser o melhor pneu do veículo. Ele irá substituir o pneu danificado. Portanto, não esqueça de mantê-lo calibrado também.
7. Alinhamento
Um alinhamento adequado permite o desgaste regular dos pneus, melhora a eficiência do rolamento e a dirigibilidade em retas e curvas, evitando que a direção se comprometa.
8. Balanceamento
Se o volante ou o veículo vibram em determinada velocidade, deve-se checar o balanceamento dos pneus, garantindo que a roda gire sem provocar vibrações.
9. Rodízio
O rodízio dos pneus é recomendado a cada 10 mil km rodados e existem critérios para sua inversão, pois esse procedimento ajuda na durabilidade e no seu desgaste uniforme.