
Existe uma grande variedade de pneus. Marcas, modelos, medidas, funções… É possível atender a vários nichos de mercado. Os pneus saem da fábrica cada vez mais adequados para atender a carência de mercado e o consumidor final. É importante buscar conciliar a orientação da fabricante com a necessidade do cliente para o que ele deseja, além de compreender as inúmeras possibilidades que ele pode oferecer à sua realidade.
Versatilidade
As situações que exigem mais versatilidade são mais comuns em regiões do meio rural, no caso dos pneus off road. Eles apresentam maiores medidas para atender às necessidades dos clientes em ocasiões em que ele precisa do veículo mais alto, com um índice de carga mais elevado.
Por outro lado, também existem os pneus para carros mais rebaixados e com uma tala maior. Conhecidos como Strech (Esticar, em tradução livre) é um modelo cada vez mais comum cujo objetivo é dar à roda uma aparência maior e mais larga.
Com a variedade de modelos de pneus é possível atender um mesmo veículo em até três nichos de diferentes necessidades.
Estabilidade
Para os clientes de veículos premium, que costumam buscar por mais segurança, existem os pneus run flat com a lateral reforçada, no entanto, com uma tecnologia de alto valor agregado. Este tipo de pneu, em uma situação emergencial em que o veículo possa perder a pressão, a estabilidade do carro é mantida por algum tempo.
Essa segurança também pode ser encontrada em pneus radiais comuns e com um custo mais acessível. Há ainda os pneus para índices de cargas maiores para clientes que fazem o uso mais severo dos pneus.
Tanta variedade de pneus reforça a importância de ter orientações de um consultor de vendas com um conhecimento técnico para auxiliar na escolha certa dos pneus, principalmente quando se trata de segurança e estilo. No entanto, a melhor opção sempre será seguir as garantias que vem de fábrica e contar com o auxílio de um especialista no assunto.