Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

Abastecer com um combustível de qualidade é um dos aspectos mais importantes para a durabilidade do conjunto mecânico do veículo.

Pensando nisso, este artigo irá demonstrar o impacto de bons combustíveis no veículo, mostrando como são capazes de proteger o motor de problemas técnicos como desgaste, ineficiência e até mesmo o aumento de gastos.

Fatores essenciais para identificar um combustível de qualidade

Preço, odor, visibilidade, performance e consumo. Estes cinco fatores são determinantes para um proprietário de um veículo identificar a qualidade de um combustível. Sabendo distinguir tais características, você passará a evitar determinados postos, além de proteger a durabilidade do seu veículo e diminuir os gastos.

1 Preço

O primeiro sinal de adulteração é o preço. É normal que a diferença de preços entre os postos seja de 10% de um para o outro. Trata-se de uma estratégia para ganhar vantagem sobre a concorrência. Mas quando o preço está realmente abaixo do padrão do mercado, é importante desconfiar.

O estabelecimento que oferece combustível adulterado só é capaz de vender a partir desta baixa etiqueta de preço, pois sabe que seu produto não é puro.

2 Odor

A gasolina tem um odor característico, assim como o álcool e o diesel. Entretanto, ao sentir odores diferentes do habitual, como querosene e solvente, é sinal de que seu combustível pode ter sido adulterado. Esta é uma observação que pode ser feita no próprio posto enquanto abastece.

3 Visibilidade

Neste tópico, há uma dica específica para quem abastece com etanol. Neste combustível, é comum que as bombas apresentem termodensímetro para medir a proporção de água e aditivo no radiador do sistema no arrefecimento dos motores.

Ao olhar para este visor, é importante verificar a transparência do combustível, uma vez que este não deve apresentar nenhuma coloração.

4 Performance

Esta inspeção é posterior ao abastecimento. O principal sintoma de adulteração é a perda de desempenho. O motor não consegue extrair a potência convencional na combustão de uma mistura adulterada, o que deixa a aceleração anestesiada e ineficiente.

5 Consumo

Após abastecer com um combustível adulterado, é comum notar um aumento do consumo. Isso ocorre através da impureza e do desequilíbrio químico da mistura. 

Esta adulteração é uma adição de componentes líquidos como água, etanol, querosene e/ou solvente. Desta forma, o posto transgressor é capaz de aumentar o volume da mistura, tornando-a menos pura.

Com menos “combustível”, o motor acaba consumindo mais para realizar o mesmo deslocamento, resultando no aumento do consumo e na queda de autonomia.

Por fim, também vale destacar que é possível solicitar um teste em tempo real, já que é garantido por lei. Chamado de Teste de Proveta, essa análise é realizada rapidamente sob a supervisão do motorista e é capaz de indicar a proporção de etanol na gasolina.

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

Posts recentes

Tags

Arquivos

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre nossas dicas e novidades, se inscreva em nossa lista!



    Eu respeito sua privacidade e apoio as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.