Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

Apesar da crença de que os veículos antigos eram extremamente resistentes, os modelos atuais são muito mais confiáveis e quase não incomodam seus donos com manutenções frequentes. O problema é que se pode abusar e permitir que o carro lhe deixe na mão.

Por esta razão, é preciso calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana, além de conferir todas as lâmpadas, abrir o capô e dar uma checagem geral. Não é preciso entender de mecânica, basta verificar se não há nada solto, conferir se não tem vazamentos, checar a água, o óleo e os fluidos.

Para não ficar pelo caminho, também é preciso estar atento ao nível e aspecto do lubrificante do motor, ao líquido de arrefecimento, ao fluido de freio e outros reservatórios, como o usado pela direção hidráulica. Se precisar completar algum desses itens, é necessário procurar uma oficina.

Outros cuidados importantes a seguir são: cumprir os prazos indicados no manual para fazer todas as trocas periódicas (de óleos, filtros, etc.), não rodar com o carro falhando ou fazendo barulhos estranhos e, por último, prestar bastante atenção na fumaça que sai do escapamento.

Como identificar os problemas

Quando o motor está perfeito, a ponta do cano de escape não acumula nenhum material estranho. Se encontrar algum excesso de fuligem, ferrugem ou borras oleosas, é o primeiro sinal de problema. Para ter certeza, peça a alguém para acelerar o carro e avalie a fumaça.

  1. Fumaça preta

Caso o veículo esteja soltando uma fumaça escura, com um cheiro forte de combustível, procure um mecânico de sua confiança o quanto antes. É provável que seu veículo esteja com uma falha na injeção (ou carburador), sistema de ignição, válvulas, sensores ou filtro de ar.

Caso tenha um destes defeitos, o motor recebe mais combustível do que o necessário ou não consegue queimar o que entra nos cilindros, mesmo que esteja na quantidade certa. Além de aumentar o consumo, esse excesso contamina o óleo, reduz a lubrificação e danifica o catalisador.

  1. Fumaça azulada

O surgimento de uma fumaça azulada no veículo, com cheiro de óleo queimado, também é bastante comum. Geralmente, elas costumam “condenar” o motor. Primeiramente, verifique se o nível do lubrificante está abaixo do normal, exigindo que você o complete com frequência. Nos motores atuais, também existe um problema oposto: colocam óleo a mais. Alguns modelos da Fiat, por exemplo, necessitam de exatos 2,7 litros.

Ainda que o motor esteja soltando fumaça direto, é preciso investigar bem. Pode ser que tenha um desgaste dos anéis pela alta quilometragem, um defeito na junta do cabeçote, uma falha nas vedações das válvulas, um entupimento do sistema de ventilação do cárter, uma avaria no eixo da turbina, etc.

  1. Fumaça branca

Um defeito raro, mas ainda assim provável, é a queima de fluido de freio. Isso ocorre quando o cilindro mestre tem algum defeito interno e começa a vazar dentro do servofreio. Como esse componente utiliza o vácuo do motor, o óleo acaba sendo aspirado junto.

Além de soltar uma fumaça clara pelo escapamento, com cheiro de fluido hidráulico, o veículo costuma dar outros sinais de que algo relacionado a isso está errado.

Se você passa a encher o reservatório toda semana ou se o pedal fica estranho e é preciso bombeá-lo para frear, procure a ajuda de uma oficina de sua confiança para resolver o problema.

Vapor de água

Na partida em dias frios, principalmente quando se abastece com etanol, é normal que o escape solte um pouco de vapor até que o motor se aqueça. Mas fique atento para que não seja algo exagerado. Hoje em dia, é comum que adulterem esse combustível, colocando mais água do que é permitido.

Outro grave problema é quando o líquido do sistema de arrefecimento começa a sumir. A junta do cabeçote pode ter alguma falha e deixar a água vazar para dentro de um cilindro ou escorrer até o cárter. É importante lembrar de conferir se o óleo não está esbranquiçado ou com sinais de umidade.

O que as velas podem revelar

Se você já tem um pouco mais de intimidade com a mecânica de sua confiança, outra dica é tirar as velas do motor, ao notar qualquer fumaça estranha no escape. Compare o estado das peças com as fotos das tabelas que mostram os defeitos, presentes nos sites das principais fabricantes.

Esses componentes podem revelar com precisão o que pode estar prejudicando o motor, podendo ser um excesso de combustível, uma passagem de óleo, um vazamento de fluído, uma presença de água, entre outras causas. Também deve-se verificar em quais cilindros estão ocorrendo essas falhas.

Ao identificar qualquer uma dessas situações, o importante é não deixar para resolver os problemas depois. Procure um especialista o quanto antes para realizar os reparos necessários. O mais importante é garantir sua segurança e aumentar a durabilidade do seu veículo.

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

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