Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

Quando o assunto é carro, as palavras alinhamento e balanceamento geralmente andam juntas quando se quer lidar com um reparo no veículo. Mas a cambagem de pneus também é um serviço muito importante e essencial para corrigir as perdas provocadas pelo desgaste do uso.

Em alguns casos, o ângulo de inclinação do pneu é ajustado durante o alinhamento, mas é importante entender que a cambagem faz parte de um outro serviço. Este caso acontece, pois, atualmente, muitos veículos já contam com o eixo de suspensão fixa, deixando este quesito corrigido automaticamente durante o serviço de alinhamento.

Mas, para ao bom funcionamento e segurança de todos os elementos do veículo, a cambagem dos pneus pode ter que entrar no seu cronograma de manutenção e reparos. Neste artigo, você irá saber como ela atua e como realiza-la em carros importados.

Mas, primeiramente, o que é cambagem?

Cambagem é um tipo de serviço que mexe diretamente com os parâmetros de construção do carro, algo muito mais complexo do que o alinhamento e balanceamento.

Para ter um melhor entendimento sobre este processo, tenha em mente uma fábrica de automóveis, onde por trás de todos os cálculos e projetos realizados para a fabricação de um veículo, nós temos o ângulo câmber.

Este ângulo não está presente visualmente falando, mas ele está lá para servir como parâmetro para o comportamento dinâmico do carro, isto é, na prática, a estabilidade do veículo nas curvas de uma estrada depende diretamente dele. E uma mínima alteração no ângulo de câmber é muito mais comum do que se imagina, seja dado o desgaste do próprio veículo ou até mesmo pela instabilidade das condições do solo das estradas.

Por que é importante regular?

Como sempre, toda e qualquer manutenção de veículo é para manter não apenas a sua segurança, mas a de todos em sua volta. Por isso, é muito importante estar atento aos primeiros sinais de que o ângulo de câmber possa indicar um problema.

Quando em linha reta o volante treme ou puxa para o lado, ou então em uma curva ou em um asfalto liso, os pneus cantam, o ângulo de câmber precisa urgentemente de sua atenção, pois, provavelmente, ele está alterado.

Ao procurar um especialista em uma oficina mecânica de confiança, a inclinação das rodas do veículo será ajustada em relação ao plano vertical, centralizando o pneu novamente desta forma.

A cambagem em pneus importados

Essa questão, embora possa parecer complexa, é mais comum do que se imagina.

Embora a cambagem seja um serviço feito nos pneus, eles não irão determinar se este serviço poderá ser feito, seja ele importado ou não.

Isto é, pense na exemplificação acima sobre a cambagem em uma fábrica de automóveis. Pois é neste mesmo caso que se tem informação sobre se este serviço está presente em seu veículo ou não, através do sistema de regulagem de cambagem.

Mas como saber esta informação sobre seu veículo? Basta entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente com a fabricante. Portanto, os carros importados podem passar pelo processo de cambagem sim, mas desde que seu veículo permite este tipo de serviço.

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

Posts recentes

Tags

Arquivos

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre nossas dicas e novidades, se inscreva em nossa lista!



    Eu respeito sua privacidade e apoio as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.