
Foto: bmw.com
A não realização de tal estratégia leva milhares de proprietários de veículos às oficinas automotivas diante de urgências, o que gera custos elevados e desnecessários.
Para quem deseja segurança, conforto e evitar prejuízos financeiros, a manutenção preventiva veicular é uma excelente pedida! Essa estratégia nada mais é do que uma forma de manter o funcionamento dos automóveis o mais próximo possível das condições originais, ou seja, prolongar a sua vida útil, evitando problemas nos componentes. Em suma, na manutenção preventiva, a verificação dos itens é realizada de forma a se antecipar avarias, desgastes e quebras.
Ademais, a realização de manutenções preventivas no tempo adequado acarreta em uma maior valorização do automóvel em caso de revenda, já que os recibos entregues pela oficina, nas revisões, consistem em diferenciais relevantes a serem apresentados aos potenciais compradores.
Dito isso, separamos sete passos essenciais para você que preza pelo exímio funcionamento de seu veículo. Confira:

Responsável direto pela segurança e estabilidade do sistema veicular, o fluído de freio é um líquido hidráulico que conduz a pressão entre a ação de pisar no freio e os discos que fazem a frenagem do carro. É necessário substituir o fluido de freio uma vez por ano.
O óleo veicular tem como função lubrificar o motor, evitando o atrito entre as peças e, consequentemente, o seu desgaste. Substitua o óleo lubrificante e o filtro do óleo de acordo com a recomendação da fabricante do seu veículo: normalmente é a cada seis meses ou dez mil quilômetros rodados.
O sistema de arrefecimento tem função de dupla proteção: para o veículo e para o condutor. Sua função é manter a temperatura ideal do veículo. O radiador e o reservatório de expansão devem ser limpos a cada 30 mil quilômetros, em média.
O fluxo de ar contribui para o melhor desempenho do motor, evitando o desgaste, por isso, a cada um ano deve-se realizar a troca do sistema de filtragem.
Tal filtro inibe que impurezas presentes no tanque do veículo passem para o motor. Por essa razão, é de suma importância trocá-lo periodicamente, a cada 10 mil quilômetros.
Pneus alinhados, calibrados e balanceados auxiliam a consumir menos combustível, bem como aumentam consideravelmente a durabilidade dos mesmos.
Responsáveis por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura entre ar e combustível e, consequente, a movimentação do pistão e o funcionamento do motor, as velas devem ser trocadas a cada 50 ou 60 mil km, no entanto, devem ser checadas a cada 10 mil km.
A Leblon Pneus oferece, entre uma gama variadas de serviços, a manutenção preventiva. Encontre tudo para seu automóvel em um único lugar! Seja para agendar algum um serviço ou sanar dúvidas, estamos à sua inteira disposição! Contate-nos hoje mesmo!