Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

Ainda que o uso do ar-condicionado seja muito mais frequente no verão, o processo de higienização deste equipamento precisa acontecer regularmente, inclusive para evitar o contágio de doenças respiratórias. A recomendação é sempre realizar limpezas mais frequentes no sistema de refrigeração, pelo menos, duas vezes ao ano. Além disso, a manutenção automotiva também é importante e deve ser feita a cada 30 mil quilômetros rodados.

A limpeza deve ser periódica

O processo de higienização do ar-condicionado automotivo vai além da refrigeração interna do carro. Para que o ar-condicionado refrigere corretamente, seja em uma sala, no trabalho ou dentro do veículo, todo o ambiente deve estar devidamente fechado. Com o tempo, passamos a respirar quase que exclusivamente o ar que sai do refrigerador. 

Portanto, quando o refrigerador está sujo, nós respiramos toda a sujeira, fungos, ácaros e bactérias que se proliferam no equipamento. Por esta razão, a higienização do ar-condicionado automotivo também é uma questão de saúde.

Como saber se preciso realizar a higienização?

A manutenção de higienização do ar-condicionado automotivo é recomendada duas vezes no ano. No entanto, esta manutenção irá variar de acordo com o uso do equipamento. Caso o condutor do veículo utilize o sistema com frequência, principalmente em grandes centros urbanos, indica-se a higienização em intervalos de tempo mais curtos.

Além disso, há outros sinais e problemas onde são possíveis identificar o processo de limpeza, como:

  • Espirros e alergias que podem ser causados pela sujeira do ar-condicionado
  • Dificuldade na ventilação, pois os resíduos podem obstruir a passagem de ar
  • Mau cheiro, pois com o sistema sujo, é possível sentir um mau odor dentro do veículo
  • O funcionamento da temperatura

Qual é a melhor forma de usar o ar-condicionado automotivo?

Manter seu ar-condicionado automotivo bem conservado é de extrema importância. Mas isso não se restringe apenas à manutenção. Usar as peças de forma correta significa que a necessidade de reparos será bem menor. Por isso, há algumas medidas preventivas para o seu bom funcionamento.

  1. Use-o com frequência. Isto é, se deixá-lo desligado por muito tempo, você não irá preservar seu funcionamento, pelo contrário, acabará desgastando-o facilmente. Quando o ar-condicionado não é utilizado, menor quantidade de ar circula em seus componentes e isso facilita o acúmulo de sujeira. Para garantir um pleno funcionamento do dispositivo, ligue-o ao menos uma vez por semana.
  2. Em dias mais quentes, ao ficar muito tempo exposto ao sol, também é preciso ter cuidado. Antes de ligar o aparelho, retire parte do ar quente que está circulando no interior do veículo. Abra janelas e portas por alguns segundos para que o ar fresco circule um pouco. Um ambiente muito quente pode exigir muito do sistema do ar-condicionado automotivo, causando um grande desgaste de suas peças.

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

Posts recentes

Tags

Arquivos

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre nossas dicas e novidades, se inscreva em nossa lista!



    Eu respeito sua privacidade e apoio as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.