Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

Não é segredo que as direções hidráulica, elétrica e eletrohidráulica são muito mais confortáveis de dirigir do que a direção mecânica. O modelo manual, que exige uma verdadeira musculação de braço ao motorista - principalmente no momento de fazer a baliza - quase não é mais procurado no mercado.

Atualmente, os exemplares com direção hidráulica são os mais comuns nas garagens e concessionárias. Entretanto, muitos motoristas ainda não sabem qual o momento exato de realizar a troca do óleo. Neste artigo, você saberá exatamente quando deve fazer a troca do óleo do sistema hidráulico.

Quando realmente realizar a troca de óleo?

É comum que os motoristas só busquem ajuda especializada quando a direção só começa a apresentar falhas. Muitas vezes, o problema está relacionado a algo bem simples: a troca de fluído. Dito isto, há algumas situações que necessitam imediatamente a troca de óleo na direção hidráulica.

  • Em carros que rodaram entre 30 e 50 mil quilômetros
  • Se a direção apresentar muito pesada
  • A cada dois anos de uso, mesmo que a quilometragem citada acima não tenha sido alcançada

Peças que formam o sistema da direção hidráulica

O óleo da direção hidráulica precisa ser substituído para que, nos veículos leves, toda a estrutura esteja devidamente lubrificada. As peças que formam a direção hidráulica são:

  • Reservatório de óleo
  • Caixa de direção
  • Tubulação de alta pressão
  • Tubulação de baixa pressão
  • Direção tipo pinhão e cremalheira

Por que é necessário trocar o óleo da direção hidráulica?

Manter o óleo da direção hidráulica em bom estado deixa a direção mais leve e garante melhor rotação do volante. Por esta razão, a cada 30 ou 50 mil quilômetros rodados, é preciso realizar a troca do fluído. No entanto, isso irá depender do modelo do veículo. Essas informações são encontradas no manual do fabricante.

Funções da troca de óleo

  • Favorece a rotação do volante e deixa a direção leve e confortável
  • Boa dirigibilidade
  • Mantém a temperatura interna correta, evitando o superaquecimento
  • Proporciona o auxílio hidráulico da caixa de direção
  • Ajuda a controlar a temperatura dos componentes da caixa de direção

Qual tipo de óleo da direção hidráulica é o ideal para o seu carro?

Existem dois tipos de óleo da direção hidráulica para você escolher: o sintético e o mineral. Enquanto o sintético possui uma cor esverdeada, o mineral tem uma tonalidade mais avermelhada e eles nunca podem ser misturados.

Nos carros fabricados no Brasil, é comum encontrar o óleo mineral mas, para que não ocorra erros e possíveis complicações decorrentes da escolha errada, é importante verificar no manual do fabricante qual é o tipo de fluido que deve ser usado em seu veículo.

Caso o óleo da direção hidráulica seja invertido, as borrachas que fazem parte da estrutura ficam muito desgastadas. Portanto, fique atento ao momento de realizar as trocas!

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

Posts recentes

Tags

Arquivos

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre nossas dicas e novidades, se inscreva em nossa lista!



    Eu respeito sua privacidade e apoio as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.