Os Pneus Michelin ficaram com as melhores notas nos testes de frenagem, aderência e impacto.

Ainda que muitas pessoas acreditem que este tipo de elemento não passa de algo visual para dar uma estética mais agradável e estilosa ao gosto do condutor, os aros dos pneus são componentes fundamentais em um veículo.

Os pneus do carro são um dos principais responsáveis pela estabilidade e pela força gerada pelo motor em movimento. Com isso, todos os elementos na roda necessitam de uma atenção especial para assegurar a dirigibilidade nas estradas.

A partir disso, é hora de conferir qual é o aro certo para o seu pneu de acordo com as suas características.

Mas para que serve o aro do pneu?

O aro de um pneu é uma peça metálica cuja função é conectar o eixo da roda que recebe tração do motor com o pneu. Dessa forma, além dos componentes serem presos um no outro, ele também tem como finalidade garantir a estabilidade do veículo, assim como melhorar a dirigibilidade, oferecendo maior segurança.

O tamanho do aro também faz toda a diferença na composição. De forma geral, o aro também está ligado aos comandos eletrônicos, caso o veículo tenha esta funcionalidade, e também aos sistemas de freios, como ABS. Sendo assim, quanto maior o aro, menor será a altura (perfil) do pneu. Entretanto, quanto menor for o perfil, mais rapidamente será o desgaste sofrido pela peça, perdendo, consequentemente, sua aderência.

Qual será a diferença entre os tamanhos?

Isso irá depender do porte do veículo, ou seja, se é pequeno, médio, grande ou um carro esportivo. Mas para diferenciar os tamanhos dos pneus, eles são identificados pelos aros. Dessa forma, esta questão está ligada ao modelo do automóvel, entre outras coisas, mas a variação do tamanho varia entre 12 e 24.

Geralmente, veículos pequenos e médios utilizam pneus de aro 15, pois esta é uma medida “padrão”. Entretanto, os aros de medida 16 e 17 também são bastante comuns em carros populares. Já os automóveis esportivos costumam utilizar os aros 12, 13 e 14.

Veículos de maior porte, como picapes, SUVs e off-road, têm aros de 20 e 22 polegadas, pois auxiliam para que os pneus suportem o peso do veículo e aguentem sua potência.

A escolha do tamanho do aro é fundamental para que o carro tenha eficiência máxima.

O que acontece quando há incompatibilidade?

Tentar utilizar um aro incompatível com o veículo pode apresentar grandes perigos. Por este motivo, a prática de adaptar pode até funcionar, já que a borracha se adapta em encaixes em aros maiores. No entanto, é preciso considerar alguns riscos, pois este tipo de ajuste pode danificar o veículo e causar graves acidentes.

Apesar disso, realizar adaptação em casos de incompatibilidade não é uma prática recomendada. O ideal a se fazer é analisar o manual do proprietário para verificar o tamanho do aro correto e suas peças compatíveis. Após a realização das trocas de pneus e do aro, é recomendável realizar o alinhamento e o balanceamento para ter a garantia de que tudo esteja em ordem.

Leblon Pneus RJ

Somos uma Revendedora Multimarcas de Pneus, oferecemos também os serviços de borracheiro completo, balanceamento de rodas, alinhamento 3D, suspensão, direção, freio, rodas, injeção eletrônica, manutenção e higienização de ar condicionado, câmbio automático, motor, elétrica, bateria, refrigeração, palheta limpador de para-brisa e troca de óleo.

Posts recentes

Tags

Arquivos

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre nossas dicas e novidades, se inscreva em nossa lista!



    Eu respeito sua privacidade e apoio as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.