
Atentar-se à revisão do carro antes de pegar a estrada traz segurança não só para o motorista e os demais ocupantes do veículo, mas para todos que estão no trânsito. Ademais, essa prática é sinônimo de economia, pois revisar os componentes veiculares é sempre mais em conta do que consertar danos posteriores. Preparamos uma lista de itens essenciais a serem verificados antes viajar!
Óleo do motor
O óleo e os filtros são indispensáveis para lubrificar as superfícies do motor. A substituição desses itens deve ser realizada, normalmente, a cada 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses (verifique o manual do seu automóvel).
Velas
As velas fornecem energia para o motor funcionar. É preciso atentar-se a essas peças, pois dificilmente as mesmas sinalizam que estão danificadas. Portanto, inclua-as no checklist. Já a substituição das mesmas costuma ser realizada a cada 20 mil quilômetros rodados.
Segurança garantida Michelin
Como dito anteriormente, é importante que o pneu do seu veículo tenha uma boa aderência ao piso molhado para evitar aquaplanagem. A Michelin tem pneus que garantem maior aderência em pisos molhados e que permitem a frenagem metros antes da média da concorrência.
Além disso, seus pneus tem a tecnologia Iron Flex, patenteada pela marca, que faz com que o pneu tenha cabos mais reforçados, porém em uma estrutura mais flexível, respondendo melhor às irregularidades do asfalto, como desníveis e buracos
Radiador
Sempre examine o nível de água do radiador antes de viajar. Se estiver abaixo do mínimo, complete com água, pois isso evita que o motor se funda. Já a revisão completa deve ser realizada a cada seis ou oito meses.
Correia dentada
Essa peça é um dos componentes mais importantes do seu automóvel: se a correia se partir, o prejuízo financeiro pode ser tão alto a ponto de não valer a pena consertar o veículo. Portanto, a mesma deve ser substituída periodicamente, em intervalo que varia de acordo com o modelo (confira o manual do proprietário). A troca é recomendada por conta do desgaste nos rolamentos auxiliares e esticadores.
Sistema elétrico
Averigue se as lanternas, faróis e indicadores de direção (piscas) estão em pleno funcionamento. Lembre-se de que substituir uma lâmpada queimada é rápido, barato e previne acidentes – e multas.
Pneus
Os pneus são peças-chave para a segurança, principalmente em alta velocidade. Afinal, os mesmos proporcionam estabilidade na direção.
Por isso, em hipótese alguma deve-se pegar a estrada com pneus carecas. Troque-os assim que apresentarem desgaste evidente (indicado nos próprios pneus).
Se os pneus estiverem em bom estado, não se esqueça de calibrá-los, inclusive o estepe, de acordo com as orientações da fabricante, indicadas no manual do veículo.
Freios
A fim de evitar qualquer risco, os freios são parte obrigatória do checklist. Verifique possíveis vazamentos, barulhos anormais ou perda de eficiência ao frear. Na revisão do carro, peça que o mecânico se atente a todos os componentes do sistema de freios, como: discos, pastilhas, nível e eficiência do fluido, flexíveis, tambor, sapatas, lonas e cilindros de roda.
Filtros
Há quatro filtros que devem ser substituídos, em média, uma vez por ano:
- filtro de ar-condicionado,
- filtro de óleo,
- filtros de ar e
- filtro de combustível.
Antes de pegar a estrada, é válido verificar o funcionamento dos mesmos.
Agora que você já sabe quais os itens essenciais para verificar no seu veículo, que tal agendar um checklist aqui na Leblon Pneus? Somos seus aliados na missão de manter o funcionamento do seu automóvel o mais próximo possível das condições originais!